quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dados


Trabalhar com dados na Educação Infantil é uma boa oportunidade para as crianças lidarem com quantidade, contagem, percepção visual e espacial, e localização como: em cima, em baixo e ao lado.

No geral as crianças gostam de brincar com dados, mas nem todas as escolas dão a oportunidade das crianças brincarem com esse objeto.

O dado mais comum é em forma de cubo, com 6 faces, mas há outros mais elaborados que podem ser usados no Ensino Fundamental e Médio e é possível trabalhar várias operações.


Há um dado, por exemplo, que é 2 em 1, um dentro do outro, interessante também para trabalhar as operações matemáticas.



As crianças da Educação Infantil no geral gostam de dados grandes que podem ser com as faces coloridas, com figuras, formas geométricas, com representações de quantidades e numerais.


Cubo colorido – encapado com papel contact




Cubo com numerais



Cubo com as representações das quantidades confeccionado com feltro



Dado convencional



As professoras do Grupo GEOOM em 2011 mostraram que é possível fazer um cubo com 6 caixas de leite longa vida e depois encapar com EVA, feltro ou outro material. As medidas ficam parecidas com a de um cubo e dá para utilizar como tal. Além disso, pode-se também fazer cubos grandes com papel cartão ou até encapar caixas já prontas que muitas vezes vão para a reciclagem.


Cubo confeccionado com 6 caixas de leite longa vida e encapado com EVA colorido



É interessante ter vários dados de diversos tamanhos para as crianças brincarem, empilharem e até sentarem.


Os dados podem ser usados em jogos de tabuleiro ou trilha, por exemplo.


Trilha das cores confeccionado pela professora Patrícia Nazário



Jogo das cores no tabuleiro confeccionado pela professora Priscila Azevedo



Usamos também os dados em brincadeiras que o prazer é jogar e saber quanto deu.  A professora Mônica que participou do grupo durante o ano de 2010, trabalhou com as crianças da fase 6 o registro numérico e pictórico num cartaz a partir do jogo com o dado e as crianças gostaram muito.



Ter o dado em sala de aula pode auxiliar quando o grupo de crianças precisa escolher quem vai primeiro na fila, ou vai começar primeiro o jogo ou a brincadeira. A professora Izildinha relatou em 2011 que, no início do ano para trabalhar a socialização, com o dado, pede para que cada criança jogue e de acordo com a quantidade de pontos que sair na face superior, ela deve escolher os amigos para dar um abraço ou um aperto de mão.

Para brincar de jogar o dado com as crianças pequenas, podemos trabalhar inicialmente do 1 ao 3, assim o dado terá 2 faces com o número, ou representação da quantidade, de cada número.

Uma ideia legal também é trabalhar com os dados de figuras e pedir para as crianças criarem uma história a partir do que saiu na face, assim podemos trabalhar a linguagem oral, a criatividade e a imaginação.



Espero que tenham gostado dessa postagem.

Aguardo os comentários!

Obrigada.

Abraços,

Priscila.