segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dicas de vídeos sobre Matemática na Educação Infantil


  •  SMOLE, Kátia Smole.; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. O brincar e a matemática (vídeo). São Paulo: Mathema, 2001.

                                         
Trecho do vídeo disponibilizado no YouTube


  • PROGRAMA NO CANTO DA TELA. Coletânea de vídeos (1995 a 2002). CINDEDI - Centro de Investigação sobre desenvolvimento humano e educação - Creche Carochinha da USP de Ribeirão Preto. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/SP.

               
Na realidade nenhum dos pequenos vídeos dessa coletânea é só relacionado à matemática, mas é um importante instrumento de reflexão sobre a Educação Infantil, seus espaços e sua função, no grupo, o vídeo discutido foi “Os contos que as Caixas Contam” (1996).


  • Por fim, segue o link de um vídeo sobre Matemática na Educação Infantil, disponível no acervo digital da UNESP

Espero que gostem! 

Abraços,

Priscila.

5 comentários:

  1. Nossa, quantos modelos que eu nem conhecia, apesar de ter brincado muito de amarelinha e estar sempre levando essa brincadeiras para meus alunos conhecerem e brincarem.
    Lourdes

    ResponderExcluir
  2. Esse momento de troca e de conhecimento é muito bom para nós educadores. Esses vídeos são muito interessantes; acredito que hoje em dia os professores estão buscando cada vez mais conhecimentos, assim estão também percebendo e reconhecendo como a brincadeira auxilia o trabalho, pois crianças quietinhas e sentadas nem sempre é sinônimo de atenção e aprendizagem. Muitas vezes algumas pessoas podem ver situações de aprendizagem como bagunça de forma equivocada pois essa "bagunça" organizada e planejada favorece e muito a aprendizagem das crianças.E esses vídeos nos esclarecem muitas dúvidas e questionamentos além de incentivar o trabalho.
    Roberta

    ResponderExcluir
  3. Nossa, cada vez mais, me surpreendo com a imensidão de coisas que temos envolvendo matemática na educação infantil e não conhecemos nada, nem fazemos uso de praticamente nada. Adorei e com certeza, verei todos.

    ResponderExcluir
  4. Achei bem interessante a brincadeira cama de gato pois dá para ser trabalhada na sala de aula a criança se diverte e aprende a contagem dos numerais.
    Izildinha

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante a brincadeira cama de gato pois dá para trabalhar com as crianças na sala de aula e além disso as crianças se divertem e aprendem a contar os numerais.
    Izildinha

    ResponderExcluir