domingo, 18 de setembro de 2011

Amarelinha

 Foi trabalhado também no 1º semestre de 2010 no grupo o jogo da amarelinha, sobre o qual as professoras estudaram e conheceram diferentes tipos de amarelinha.
                          
Modelo da Amarelinha Tradicional
Fonte: Google imagens




 Amarelinha modelo Caracol
Fonte: http://www.monica.com.br/revistas/brincade/amarelin.htm



Amarelinha modelo orelha
Fonte: http://www.monica.com.br/revistas/brincade/amarelin.htm


 
Amarelinha inglesa
Fonte: Smole, Diniz e Cândido, 2000.




               Amarelinha modelo semana
Fonte: http://escolajuizluiz.blogspot.com/2011/09/amarelinha-semana.html



Há várias possibilidades de trabalho pedagógico a partir da amarelinha como: noções espaciais, organização do esquema corporal das crianças, contagem, sequência numérica reconhecimento de algarismos, comparação de quantidades, avaliação de distância, avaliação de força, localização espacial, percepção espacial e discriminação visual.
                     
Durante semanas as crianças puderam acompanhar a professora desenhando a amarelinha tradicional no chão, discutiram regras, experimentaram o jogo e desenharam a amarelinha como forma de registrar o momento vivido. Vejam o desenho de uma criança de 5 anos, que experimenta registrar os números, ainda com escrita espelhada.


                            Desenho (representação pictórica) da amarelinha

Referência:
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Amarelinha. In: ______. Matemática de 0 a 6: brincadeiras infantis nas aulas de Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

18 comentários:

  1. Oi pessoal,em 2010 eu não estava no grupo(Que pena,pois se eu soubesse que seria tão bom ,eu teria entrado antes). Acredito que a amarelinha é uma brincadeira que contribui muito no desenvolvimento da criança,só que este ano estou com uma fase II e tenho crianças de 1 ano e 8 meses a 2 anos e 5 meses e não encontrei forma para realizar a brincadeira ,pois são novos d+. Bjs,SOLANGE.

    ResponderExcluir
  2. Ola meninas, na educação física escolar as amarelinhas são o ponto básico para desenvolver a consciência corporal, a capacidade de saltar num pé só(coordenação),girar(espaço/temporal)
    ,equilibrar-se e estimular a combinação de regras. E com suas variações, também estamos entrando em contato com a cultura regional, que é um ponto muito importante e rico para as crianças. Adoro trabalhar com a amarelinha...
    bjos
    Andréa

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal, adoro trabalhar com a amarelinha e as crianças mais ainda! é uma forma de diversão e movimentação, enfim tudo que elas crianças gostam! Com minha turma já fiz a pintura no chão de dois tipos de amarelinha: a tradicional e a de caracol, foi bel legal, porque trabalha muito bem a coordenação corporal, a noção espacial, contagem e as regras...Bjos Sandra

    ResponderExcluir
  4. A amarelinha é uma brincadeira muito divertida e que envolve diversos movimentos. Além da diversão, trabalha equilíbrio e coordenação, também possui regras que estimulam a participação em que a criança aprende a esperar a vez para jogar.
    Rita Marília

    ResponderExcluir
  5. A hora da amarelinha é uma diversão para a criançada. Eles ficam ansiosos para saber quem vai vencer a brincadeira. É uma brincadeira muito antiga que deve ser resgatada nas escolas, principalmente na educação infantil.
    Clélia Dorta

    ResponderExcluir
  6. Eu brincava muito de amarelinha e concordo que é uma brincadeira que dá muito prazer para as crianças e por isso precisa ser resgatada na escola.Lendo o texto e os comentários, pude ver também quanto a amarelinha pode proporcionar de aprendizado para as crianças. Bjs Elisabeth.

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal!
    As crianças adoram brincar de amarelinha mesmo. É muito gostoso quando eles entendem as regras e brincam sem precisar de nossa ajuda!
    Adorei esse modelo da amarelinha da semana! Não conhecia.
    Um abraço =)
    Carol

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal, infelizmente conheço somente algumas das amarelinhas citadas acima, mas acho que além do jogo que é, a amarelinha permite uma brincadeira que envolve e conquista as crianças. Semana passada estava substituindo em outra escola, em uma sala que é projeto e percebi que a amarelinha faz parte das brincadeiras diárias das crianças, pois no momento do parque, vários alunos preferem ficar no pátio pulando as amarelinhas desenhadas no chão. Isso me chamou a atenção porque não é com frequência que podemos ver as crianças fazendo essas brincadeiras sem a intervenção do professor....
    Bjus Carla

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!!!
    A amareliha é uma brincadeira que diverte muito, acredito que todos já pularam amarelinha na infância e agora enquanto educadoras é importante aproveitarmos essa brincadeira para promover aprendizagem e resgatá-la também.
    Alguns dos modelos apresentados eu não conhecia e os achei muito bacana por conta de poder variar a forma da brincadeira...
    Roberta

    ResponderExcluir
  10. Oi pessoal! Eu e a profª Andrea de Educação Física trabalhamos com a amarelinha. Fiz uma pesquisa com os pais sobre as brincadeiras da infância deles e a amrelinha foi bastante citada. A partir daí dei giz para minha turma e fizemos várias amarelinhas na área externa. Observei que as crianças fizeram somente o "modelo" tradicional da amarelinha, até porque não conhecem outro e eu tb. não dei nehuma dica... Achei interessante que uma menina colocou x (xis) e o (círculo) em vez de números e disse que era a "amarelinha jogo da velha". Ela e outra criança combinaram que uma iria jogar a pedrinha só no x e a outra só no círculo e venceria quem chegasse até o fim. Gostei da criatividade dela! As demais se empolgaram em desenhar a amarelinha e escrever os números e lógico pulkar também. Na sala fizemos o registro com desenho da brincadeira. Outra coisa legal que aconteceu foi que hoje contei a história "Chapeuzinho Amarelo" e as crianças gritaram " tia, olha a menina pulando amarelinha... é diferente... e tá escrito LUA no fim...quer dizer que sai do céu e chega na lua" (quem tem o livro pode observar a ilustração para entender melhor as falas que postei aqui... Enfim, levaram o livro para a aula de Ed. Física e a profª montou, usando bambolês, várias formas de amarelinha...No fim, ela perguntou às crianças qual gostaram mais e todos votaram na forma "tradicional", pois acham mais fácil... Bem, é isso. Tiramos fotos, posso levar no próximo encontro. Bjos. Sandra.

    ResponderExcluir
  11. Realmente as crianças amam brincar de amarelinha. Em frente da minha sala tem duas amarelinhas desenhadas,já brinquei muito com meus alunos, porém vira e mexe pego aluno pulando "escondido", pedem para ir ao banheiro e dão uma paradinha para pular e se eu não chamar atenção ficam por ali brincando,esquecidos da vida. Que delícia!!! Sonia

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. “Olá!

    Semana passada, eu e minha turma, brincamos de amarelinha. Pude observar que as crianças só conhecem a “tradicional”. Também tem algumas crianças que já conheciam brincadeira, mas não sabiam pular. Não precisei ensinar, pois as próprias crianças que já sabiam (da minha turma e das turmas das fases 6) tomaram a iniciativa. Além do mais a professora de Educação Física, Andréa, também deu esse atividade na sua aula. Foi muito divertido, as crianças gostaram muito! Bjs. Dalice

    ResponderExcluir
  14. Nossa que legal, existem diversos tipos de amarelinha...pena que eu não estava ainda no grupo no primeiro semestre porque eu sempre vejo essas amarelinhas diferentes da convencional e sempre fico me perguntando "-Como que se brinca/joga?".
    Mas, é bom saber que esta brincadeira/jogo continua forte, porque desde que eu me conheço por gente ela existe ><", oks sou uma das pessoas mais novas do grupo....mas mesmo assim é bom observar a força que a amarelinha ainda tem^^
    Bjokas
    Dóris Kobayashi

    ResponderExcluir
  15. O blog é muito interessante,pois podemos ampliar o repertório de atividades e ainda contamos com a experiência das colegas.
    Izildinha

    ResponderExcluir
  16. Eu só conhecia o modelo tradicional e o caracol. Foi bom saber que existem outros modelos da brincadeira.
    Izildinha

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal,
    Quando eu estava na pré-escola brincava na amarelinha convencional, mas em nenhum momento a professora fez alguma análise pedagógica, pois sempre ficava como uma brincadeira solta de intervalo. E, agora ao ler essa postagem que pude conhecer novos modelos de amarelinha e saber conteúdos analisados com a brincadeira até então desconhecidos por mim. Parabéns, adorei a novidade.
    Abraços.

    ResponderExcluir