segunda-feira, 2 de abril de 2012

Quebra-cabeça


No 1º semestre de 2011 o grupo GEOOM discutiu textos sobre o trabalho com quebra-cabeças e confeccionou quebra-cabeças a partir de materiais recicláveis.

As crianças no geral gostam de brincar com quebra-cabeças, as cores, os tamanhos, as variedades de peças possibilita um desafio para a criança jogar sozinha, em dupla ou em grupo.

Os quebra-cabeças permitem o desenvolvimento de habilidades espaciais e geométricas como: “a visualização e o reconhecimento de figuras, a análise de suas características, a observação de movimentos que mantêm essas características, a composição e a decomposição de figuras, a percepção da posição, as distâncias, o enriquecimento do vocabulário geométrico e a organização do espaço através da movimentação das peças” (SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO, 2003, p. 87).

A partir dos estudos do grupo cada participante confeccionou jogos de quebra-cabeça com caixas, ideia que não estava nos textos lidos, mas foi pensada pelo grupo. Nenhuma das professoras tinha feito ainda, mas pensaram e planejaram confeccionar. Os quebra-cabeças foram pensados de acordo com a faixa etária  de 1 a 6 anos. Surgiram quebra-cabeças tridimensionais de 2, 3, 4, 6, 8 e 9 peças, a partir de caixas de sabonete, leite, gelatina, de fósforo, pasta de dente, barrinha de cereal, pote de iogurte, dentre outras, e figuras bidimensionais extraídas de revistas, gibis, internet e livros. A dica foi escolher figuras que não fossem estereotipadas, mas que parecessem mais com o real.

                                                           Quebra-cabeça de 2 peças.


                                   Quebra-cabeça de 2 peças confeccionado pela professora Alice.


Quebra-cabeça com 4 peças - confeccionado com caixas de "Toddynho". Esse jogo tem 2 imagens, uma é um cachorro e atrás é o pratinho de ração, mas é possível colocar uma imagem para cada face da embalagem.


Quebra-cabeça de 4 peças que monta 6 figuras. Para facilitar para a criança, pode mudar a cor do fundo da figura para ela montar mais rápido.


O grupo aprendeu também que além dos quebra-cabeças confeccionados com materiais recicláveis, podemos trabalhar com os quebra-cabeças convencionais (aqueles que têm umas “voltinhas” nas peças), 
com o Tangram e até com o Meli-Melô (ideia retirada do livro "Figuras e Formas"
 de Kátia Smole, Maria Diniz e Patrícia Cândido publicado em 2003).

                                                       Quebra-cabeça convencional


                                           Tangram - quebra-cabeça milenar de origem chinesa.


                                               Meli-melô - quebra-cabeça de 5 peças.



A partir do trabalho com o quebra-cabeça as professoras escreveram relatos de suas experiências destacando que:

A atividade desenvolvida com quebra-cabeças confeccionados foi bem produtiva. Pude observar que as crianças ficaram motivadas com os quebra-cabeças maiores e feitos com sucatas. Pois trabalho e já trabalhei muitas vezes com menores (comprados), eles gostam muito, mas os maiores e com sucata eles ficaram entusiasmados. Foi muito válido, pretendo confeccionar outros. (Santuza)

Achei válida a cooperação entre os alunos, um ajudando o outro para formar a peça do quebra-cabeça. Portanto, é de fundamental importância trabalhar com esse jogo, pois, desenvolve nas crianças seus aspectos neurológicos, físicos, motor, destreza, coordenações e concentração atitudes ricas para a formação de qualquer ser humano. (Maria Clara)

O quebra-cabeça foi feito com caixas de leite e fica na escola à disposição das crianças (de 1 ano e meio a 2 anos). Diariamente as crianças brincam, empilham e algumas até encaixam e ficam admiradas em conseguir montar a figura. (Karen)


De um modo geral, foi muito bom aprender um pouco mais sobre o trabalho com o quebra-cabeça, e você o que achou? Conte um pouco de sua experiência.

Obrigada.

Abraços,

Priscila.

16 comentários:

  1. Lindos e muito uteis na Educação infantil!
    Amei estas ideias!

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  2. adorei a ideia de confeccionar quebra-cabeças a partir de materiais recicláveis.Já estou juntando material pra fazer pra minha sala de aula!
    Itamara

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. EM 2007 FIZ UM TRABALHO COM QUEBRA-CABEÇA GIGANTE NO CEMEI JOÃO MUNIZ, FOI COM CAIXAS (GRANDES) DE CAIXINHAS DE GUACHE, DE UM LADO ERA UMA MENINA E DO OUTRO UM MENINO COM DUAS PEÇAS. SERVIU MAIS COMO APOIO PARA COMEÇAREM A ANDAR:NUM PRIMEIRO MOMENTO ELES EMPURRAVAM AS CAIXAS ENGATINHANDO, NUM SEGUNDO MOMENTO EM PÉ E MAIS NO FINAL DO ANO QUE COMEÇARAM A VISUALISAR AS FIGURAS EM SI. PARA DURAR O ANO TODO, PAPIETAMOS BASTANTE AS CAIXAS E PLASTIFICAMOS MAS, MESMO ASSIM SEMPRE DAVAMOS UNS AJUSTES PRINCIPALMENTE NOS CANTOS ONDE MUITOS MORDIAM.FOI UMA ATIVIDADE LEGAL MAS ACABAMOS DANDO CONTINUIDADE EM FAZER APENAS MAIS BLOCOS (SEM FIGURAS) PARA SERVIR COMO APOIO AOS BEBÊS. HOJE ESTOU COM FASE 4, ASSIM QUE DER QUERO TENTAR TAL ATIVIDADE NOVAMENTE, ESPERO QUE DESSA VEZ NÃO SIRVA SÓ DE APOIO!

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  5. Muito legal essa idéia, já estava pretendendo trabalhar com tangram mas não sabia como desenvolver essa atividade na fase 4 de forma lúdica, interessante para as crianças, agora já sei. Vou praticá-la assim que juntar o material!

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  6. Eu usei tangram no ano passado com crianças da fase 5. Cada um tinha um feito de eva. Sempre que usavamos, eu mostrava a figura para eles e iamos fazendo juntos. A cada peça, eu mostrava a eles e eles diziam a posicao, entao eu colava na lousa com fita e eles na mesinha. Eles gostavam muito. Depois que montavam a figura eu os deixava livre para montar o que mais quisessem.
    Gabriela

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  7. Adorei as idéias dos quebra-cabeças e estou pensando montar alguns, para as crianças brincarem na aula de educação física infantil. Elas irão adorar...
    bjos
    Andrea C.

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  8. A ideia do quebra-cabeça confeccionado com caixinhas de leite foi maravilhosa para trabalhar com meus alunos, usei muito no ano anterior com minha turminha e neste ano não é diferente, pois novamente estou inserindo esta atividade e percebo que está sendo muito bem aceita pelos meus pequenos que adoram manuseá-lo e tentam de todas as formas montá-los.
    Adoro todas os jogos confeccionados no curso, pois são de muita valia na educação infantil!
    Beijos!!!
    Patricia

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  9. Olá,
    Achei a idéia do quebra-cabeça com materias recicláveis muito boa, pois além de mostrar às crianças que algo que ia ser jogado fora pode ser aproveitado e utilizado como meio de aprendizagem, faz com que as crianças se interessem mais para a aula, pois há um incentivo de aprender naquilo que elas mesmo confeccionaram. No ano passado trabalhei com tangran em duas salas de 6º ano, em uma, eles construíram e depois manusearam de acordo com a atividade e posteriormente como quisessem. Na outra, devido a falta de tempo, levei os tangras prontos, eles fizeram a mesma atividade que a turma anterior, porém senti diferença na participação; os que construíram o tangran estavam mais interessados em manusear, mais curiosos em desvendar as utilidades do objeto que tinham em mãos, diferente dos que pegaram o tangran pronto que só fizeram a atividade pedida.
    Até mais,
    Beijinhos.

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  10. Oi gente!!
    Trabalho com a fase 6 e minha turma adora montar quebra-cabeças. Tenho vários na sala que vão de 15 a 60 peças e percebo o quanto as crianças ficam entusiasmadas em vencer o desafio de montá-los. Em várias situações elas costumam pegar os quebra-cabeças e ir montando todos na mesma mesinha e assim, durante a montagem vão discutindo as peças de cada um, as diferentes formas e tamanhos. Quando terminam, elas pedem para eu fotografar o "resultado" final, percebo a alegria das crianças em terem superado o desafio. Ainda não tive oportunidade de confeccionar um quebra-cabeça, mas é uma ideia para esse ano. Beijos, Sandra D.

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  11. As crianças em geral adoram brincar com quebra cabeça. Em 2011 trabalhei na fase 2 ( crianças de 1 a 2 anos), no começo foi complicado mas quando pegaram o jeito foi bem bacana. Esse ano estou com uma fase 6 (crianças de 5 e 6 anos) eles gostam bastante também e já conseguem imaginar formas diferentes com o tangran, dá para contar histórias e pedir que conforme surgirem os personagens represente-os com as peças do tangran. A criatividade das crianças nos surpreende.
    Roberta

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  12. Estou com uma fase 6 no Keppe, uma turminha show!!!
    Acredito que os quebra - cabeças auxiliam diretamente na atenção, coordenação, quantidade,..., ou seja auxilia diretamente no aprendizado de todos.
    Vocês podem acompanhar o aprendizado dos meus através do meu blog: proffabiloterio.blogspot.com, obrigada
    Abraços Fabi

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  13. Olá pessoal!!!
    Eu sempre gostei de trabalhar com quebra - cabeça na educação infantil,pois é um jogo que trabalha diversas habilidades,principalmente a concentração e imaginação das crianças.
    Mas com os encontros do GEOOM ,descobrimos que a adaptação para os menores também funcionam e que faz um grande sucesso.
    Solange.

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  14. Que graça,muito interessante!!!!

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  15. Gosto muito de trabalhar com quebra cabeça,pois as crianças adoram esta atividade. É divertido e gostoso de brincar.
    Izildinha

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  16. Olá pessoal,
    Na minha sala tenho apenas um quebra-cabeça de 30 peças, algumas crianças brincam com ele todos os dias, elas vão montando em conjunto ou sozinhos. Dei uma atividade de quebra-cabeça de duas peças, eram seis peixes cada um com um desenho diferente em seu corpo, as crianças pintaram e eu recortei o peixe em duas partes, elas tinham que encontrar as partes correspondentes e colar no caderno. Observei que por volta de seis crianças tiveram dificuldades e acho que esses modelos de quebra-cabeça confeccionados podem ajudar bastante a esse pequeno grupo.

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