quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dados


Trabalhar com dados na Educação Infantil é uma boa oportunidade para as crianças lidarem com quantidade, contagem, percepção visual e espacial, e localização como: em cima, em baixo e ao lado.

No geral as crianças gostam de brincar com dados, mas nem todas as escolas dão a oportunidade das crianças brincarem com esse objeto.

O dado mais comum é em forma de cubo, com 6 faces, mas há outros mais elaborados que podem ser usados no Ensino Fundamental e Médio e é possível trabalhar várias operações.


Há um dado, por exemplo, que é 2 em 1, um dentro do outro, interessante também para trabalhar as operações matemáticas.



As crianças da Educação Infantil no geral gostam de dados grandes que podem ser com as faces coloridas, com figuras, formas geométricas, com representações de quantidades e numerais.


Cubo colorido – encapado com papel contact




Cubo com numerais



Cubo com as representações das quantidades confeccionado com feltro



Dado convencional



As professoras do Grupo GEOOM em 2011 mostraram que é possível fazer um cubo com 6 caixas de leite longa vida e depois encapar com EVA, feltro ou outro material. As medidas ficam parecidas com a de um cubo e dá para utilizar como tal. Além disso, pode-se também fazer cubos grandes com papel cartão ou até encapar caixas já prontas que muitas vezes vão para a reciclagem.


Cubo confeccionado com 6 caixas de leite longa vida e encapado com EVA colorido



É interessante ter vários dados de diversos tamanhos para as crianças brincarem, empilharem e até sentarem.


Os dados podem ser usados em jogos de tabuleiro ou trilha, por exemplo.


Trilha das cores confeccionado pela professora Patrícia Nazário



Jogo das cores no tabuleiro confeccionado pela professora Priscila Azevedo



Usamos também os dados em brincadeiras que o prazer é jogar e saber quanto deu.  A professora Mônica que participou do grupo durante o ano de 2010, trabalhou com as crianças da fase 6 o registro numérico e pictórico num cartaz a partir do jogo com o dado e as crianças gostaram muito.



Ter o dado em sala de aula pode auxiliar quando o grupo de crianças precisa escolher quem vai primeiro na fila, ou vai começar primeiro o jogo ou a brincadeira. A professora Izildinha relatou em 2011 que, no início do ano para trabalhar a socialização, com o dado, pede para que cada criança jogue e de acordo com a quantidade de pontos que sair na face superior, ela deve escolher os amigos para dar um abraço ou um aperto de mão.

Para brincar de jogar o dado com as crianças pequenas, podemos trabalhar inicialmente do 1 ao 3, assim o dado terá 2 faces com o número, ou representação da quantidade, de cada número.

Uma ideia legal também é trabalhar com os dados de figuras e pedir para as crianças criarem uma história a partir do que saiu na face, assim podemos trabalhar a linguagem oral, a criatividade e a imaginação.



Espero que tenham gostado dessa postagem.

Aguardo os comentários!

Obrigada.

Abraços,

Priscila.





24 comentários:

  1. Adorei as ideias e concordo o dado é muito útil na educação infantil, sempre que posso utilizo e indico, abraços Fabi

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito o dado com figuras, ideal para as criaças até 4 anos, penso que pode ser utilizado também com figuaras de animais para imitar o som ou imitar um animal. Gostei dessa ideia, bjs Itamara

    ResponderExcluir
  4. Ótimas essas formas de se usar o dado. Outra ideia, que uso com minhas crianças, é utilizar o dado para saber que irá começar um jogo. As crianças gostam muito.
    Bjs Dalice

    ResponderExcluir
  5. MUITO BACANA A DIVERSIDADE DE COISAS QUE PODEMOS FAZER COM ALGO TÃO SIMPLES, TANTO DE COMPRAR COMO DE CONFECCIONAR. REALMENTE BASTA TER BOA VONTADE E DEIXAR A IMAGINAÇÃO FLUIR. ADOREI! BJS ANDREIA.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a postagem, principalmente em conhecer outros modelos de dados. Adoro trabalhar com os dados. Foi através do grupo GEOOM que surgiu o interesse em utilzá-los com minhas turminhas, principalmente porque podemos confeccioná-los com materiais reciclaveis sem custo algum e as crianças aprendem significativamente e com prazer.

    Beijos Patricia Nazário

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá Priscila!
    Amei todas as ideias, para se trabalhar com dados, todas são muito interessantes; despertando em nós professores diferentes opções de como trabalhar este recurso em diversas atividades na educação Infantil, como: na matemática, em ciências, artes, em português... Dai a importância de acessar um blog assim como o seu, rico, motivador, interativo e cheio de novidades para o desenvolvimento dos nossos alunos.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante dessa postagem, pois estava pensando em uma ideia de jogo de trilha e um de cores para trabalhar com minhas crianças, dentre as quais tenhos algumas com dificuldades em identificar números e cores... No ano de 2011 fizemos um jogo de trilha na nossa escola - "Trilha das Formigas", devido ao projeto sobre formigas que desenvolvemos para a feira de ciências. Esse jogo foi utilizado em grupo na sala e depois confeccionamos um por criança para ser levado para casa... Foi muito legal o trabalho, pois as crianças aprenderam bastante utilizando o dado, o jogo envolveu não o só o conhecimento dos números e quantidades, mas também a adição e subtração quando na trilha era solicitado que "avançassem duas casas..." ou " voltassem uma casa..." e assim por diante. Neste ano, minhas crianças acharam esse jogo no armário e começaram a jogar e se lembraram das regras, pois foram alunos da professora Dalice em 2011 e também partilharam do mesmo projeto. Nosso desafio neste ano é criar uma trilha da "ÁFRICA" (projeto em desenvolvimento) e aliar às ideias e sugestões trabalhadas no GEOOM. Parabéns pela postagem e pelas ideias! Abraços! Sandra D.

    ResponderExcluir
  10. É muito bom ver as idéias de como trabalhar com as crianças com novos objetos que são postadas no blog. Cris

    ResponderExcluir
  11. Ola turminha, cada vez mais me surpreendo com as idéias que vocês tem. No ensino fundamental e médio fazemos uso do dado em diversas atividades e conteúdos. Quando vamos ensinar probabilidade por exemplo, o dado é o nosso maior aliado, pois é fácil de manusear, assim os alunos conseguem adquirir o conhecimento tendo em mãos o objeto para tirar a prova. Na educação infantil, fico surpresa com a força de vontade que as professoras tem em desenvolver joquinhos e atividades lúdicas para as crianças. Amei a idéia do jogo com o dado colocado aqui e as expostas em sala pelo grupo GEOOM. Parabéns.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Adorei ver que posso confeccionar outros tipos de dados.
    E que também eles podem ser usados de diversas maneiras.
    Depois que as crianças se envolvem com as brincadeiras com o jogo do dado, elas mesmas começam a criar formas novas para utilizá-lo.
    beijos
    Izildinha

    ResponderExcluir
  13. Achei muito legal esta atividade do tabuleiro colorido e as diversas variações que podem ser inventadas para a brincadeira, inclusive pelas crianças.
    As crianças adoram essas atividades diferentes e aprendem muito!!

    ResponderExcluir
  14. Como voce faz para fazer o cubo somente com seis caixas e o dado ficar com as seis faces do mesmo tamanho?

    ResponderExcluir
  15. Na realidade, essa construção fica parecida a um cubo, pois as medidas dos lados das faces desse cubo não são iguais. A medida de cada face é de 16,8 cm X 19 cm.

    ResponderExcluir
  16. Qual a regra desse jogo?

    ResponderExcluir
  17. gatta ou gatto eu coleciono dados fascinado gostei o que vi bjs alex de belem do para.

    ResponderExcluir
  18. amei.deixou meinspirada

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. Que bom que gostou Ana Maria Coelho...

      Excluir
    2. ola boa tarde....queria saber como funciona o jogo trilhas das cores

      Excluir
  20. Adorei as ideias estarei trabalhando este ano com dados. Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Adorei, excelente, gostaria de saber as regras da brincadeira do jogo das cores, sou professora e trabalho com uma faixa etária delicada de 3 anos

    ResponderExcluir